Terapias Naturais para uma Vida Mais Saudável

Hoje venho aqui falar com vocês sobre como as técnicas da medicina chinesa podem tratar e prevenir doenças.


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma história muito antiga e se baseia em princípios filosóficos importantes como: A Teoria do Qi, a teoria do Yin Yang e a Teoria dos 5 elementos. De uma forma simplificada, essas três teorias caracterizam a doença como um desequilíbrio energético do corpo, assim como, relacionam o organismo humano com a natureza. Baseando-se nesses 3 pilares da medicina oriental o terapeuta consegue tratar o desequilíbrio apresentado pelo paciente de uma maneira ampla e utilizando diversos recursos.

As técnicas utilizadas nas terapias baseadas na medicina chinesa são escolhidas de acordo com a patologia apresentada pelo paciente. Entre elas, as mais conhecidas são: a acupuntura, a auriculoterapia, ventosoterapia e fitoterapia; porém a seguir conto sobre outros recursos que também são utilizados porém não muito conhecidos.


A Acupuntura, é uma das técnicas mais conhecidas e baseia-se na punção de agulhas em pontos específicos do corpo, promovendo um livre fluxo de energia e harmonização do organismo. A agulha de acupuntura é cerca de 10 vezes menor que uma agulha de injeção não gerando desconforto. As sessões duram em média 60 minutos, sendo que em apenas 30 minutos o paciente permanece agulhado.


Percebo que muitas pessoas mostram um certo receio com a técnica por medo das agulhas, porém, este não é o único recurso utilizado dentro da medicina chinesa. Em seguida explico sobre algumas dessas técnicas que promovem excelentes resultados e são uma opção ao paciente que não está adepto as agulhas.


A Auriculoterapia faz parte desse conjunto de técnicas e baseia-se na orelha como sendo um microssistema, ou seja, todo os pontos de tratamento do corpo se encontram concentrados na orelha do paciente e através de um estimulo promove uma resposta generalizada no desequilíbrio em questão. Esse estimulo pode ser feito através de agulhas, sementes, cristais, massagem ou até mesmo cores. Essa técnica é muito utilizada como terapia complementar, porém é importante ressaltar que é uma terapia de primeira escolha em diversos tratamentos por seus resultados serem extremamente satisfatórios.


A ventosaterapia é uma técnica que surgiu na China cerca de 3 mil anos atrás, se tornou popular no Egito e hoje é utilizada no mundo inteiro. A técnica é realizada através da aplicação de copos de vidro ou acrílico com uma pressão negativa em seu interior sobre áreas do corpo especificas, isso, promove aumento da circulação sanguínea, aumento da oxigenação de tecidos, limpeza do sangue (eliminação de toxinas), relaxamento das fibras musculares e desbloqueio de energia estagnada no local. As ventosas permanecem no paciente cerca de 15 minutos e são indolores.


A moxabustão é outra alternativa dentro da MTC. A técnica consiste em queimar cones de uma planta chamada Artemísia Vulgaris, estimulando os acupontos ao longo do corpo. A queima dessa planta promove um calor altamente penetrante capaz de tratar e prevenir desequilibrios. Vale ressaltar que o estimulo é feito a uma certa distância, não queimando o paciente e promovendo uma sensação de relaxamento agradável.


A cromoterapia é o tratamento através das cores. Cada cor possui seu comprimento de onda e com isso tem a capacidade de estimular ou sedar o organismo de uma forma geral. Na sessão utiliza-se uma caneta de cromoterapia para estimular os pontos de acupuntura e além disso, o terapeuta pode orientar o paciente a utilizar roupas ou comer alimentos de determinadas cores que serão relevantes para o período de tratamento. Essa técnica é bem aceita por crianças de todas as idades promovendo tranquilidade e conforto.


Os stipers e magnetos também são muito utilizados pela praticidade. São objetos que após serem colocados no paciente permanecem ao longo da semana promovendo o estimulo necessário para a terapia de forma constante. Essas duas técnicas tem as funções de melhorar o metabolismo, acelerar as reações enzimáticas do corpo, ajudar a combater infecções, promover relaxamento muscular e ativação da circulação.


O Haihua é um aparelho eletromagnético que permite a realização de uma terapia sem agulhas. Muito utilizado em casos de dores por apresentar um resultado rápido, ser indolor e não apresentar nenhum risco ou complicações durante a técnica. As agulhas são substituídas por dois eletrodos que produzem uma onda eletromagnética pelo corpo. Cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, ou seja, é um estimulo forte porém muito confortável que promove o relaxamento das fibras musculares e a desobstrução da energia estagnada no local onde é aplicado.


O cone hindu é um recurso voltado para o tratamento do canal auditivo. Muito procurado por pessoas que tem perda auditiva, zumbidos, labirintite, infecções frequentes no ouvido e alta produção de cera. Baseia-se na queima de um cone de malha que é encaixado dentro do pavilhão auricular do paciente. Esse procedimento não causa nenhum tipo de queimadura e tem a função de fazer a energia circular no local liberando qualquer tipo de estagnação encontrada. Como efeito colateral pode causar sono após a seção.


Dentro da medicina chinesa a fitoterapia é uma técnica de primeira escolha. Por se tratar de consumo ervas, procure um especialista no assunto que poderá indicar corretamente qual a melhor planta, o modo de preparo e a posologia a ser utilizada. O mesmo cuidado vale para todas as outras técnicas citadas acima. Sua saúde é o mais importante, cuide-se.


De maneira geral, como acupunturista, acho importante ressaltar, que tanto a medicina ocidental como a chinesa deveriam caminhar juntas para que os resultados apresentados pelo paciente fossem mais rápidos.


Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Medicina Chinesa nós da Lip Depil estamos a disposição para sanar as dúvidas e recebe-los com muito carinho. Siga nossa redes sociais e acompanhe as postagens de fotos, vídeos e textos explicativos. Um beijo no coração de cada um e espero vocês.


Lívia da Cruz Bacci.


@liviacruzacupuntura


@lip.depil






#acupuntura #terapiaoriental #bemestar #equilibrio #natural #saúde

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon